top of page

Sobre a APAER

A Associação Paulista de Extensão Rural - APAER, é uma associação civil de direito privado, autônoma, de caráter técnico-científico- cultural, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede no município de Campinas – SP, tendo por objetivo congregar os profissionais que trabalham nos serviços de Extensão Rural do Estado de São Paulo e outros profissionais e pessoas que atuam nessa atividade e contribuem para o seu desenvolvimento por meio do ensino, da pesquisa e do intercâmbio de idéias.
Missão
Missão
3-IMG_1704_edited.jpg

Foto: Tiago Marques - ITESP

Fortalecer e valorizar a Extensão Rural no estado de São Paulo promovendo união entre profissionais e público atendido.

Público
1-Assentamento Monte Alegre- Técnico Carlos Cesar Rocha da Silva e Yoshimitsu Tino- 2011_e
Visão
Design sem nome (2).png

Foto: Antonio Marchiori - APAER

Promoção da Extensão Rural enquanto política pública de importância social, econômica, ambiental e cultural.

Ações Pedagógicas
001farmmanager.jpg

Foto: Tiago Marques - ITESP

A Extensão Rural atende vários púbicos do campo a APAER tem atenção especial voltada à agricultura familiar que é composta de famílias, comunidades indígenas, quilombolas, entidades rurais. Além das parcerias com pesquisadores, professores, entidades sociais e políticas que tem objetivos comuns.

A “EXTENSÃO RURAL 7.0” propõe o uso estratégico das ferramentas digitais para, por exemplo, facilitar a transição agroecológica e fortalecer os sistemas de produção orgânica de forma inclusiva, cultivando as relações de confiança. Acreditamos que extensão rural de qualidade é feita “olho no olho”, de forma presencial. Porém, concebemos os recursos digitais como ferramentas complementares à ação extensionista, que podem favorecer o estabelecimento de redes de cooperação e comunicação.

Ações Políticas
11e9ed_6f03a251876546eebbd3f6bfc26c984d~mv2.jpg

Política Pública - A APAER tem atuado em defesa da revitalização da Extensão Rural pública, para que os agricultores, especialmente os agricultores familiares, possam ter acesso a um serviço público gratuito e de qualidade.

Conheça nosso Estatuto Social

Valores

Diálogo

Desenvolvimento Sustentável

Participação Democrática

A Extensão Rural é um processo de aprendizado mútuo, que depende do diálogo entre extensionista e agricultor para se efetivar.

O desenvolvimento deve levar em consideração as vocações específicas de cada território, de cada agricultor, visando o uso sustentável dos recursos naturais. 

Qualquer decisão tomada, para que faça sentido, necessita ser realizada de maneira participativa e que garanta representatividade

APAER-sem fundo_edited.png

Extensão Rural e Assistência Técnica

Diagrama de Venn_Apaer Extensão Rural (5).jpg
Extensão Rural é mais que assistência técnica para produtores rurais pois envolve processos de educação, aprendizado, diálogo e cidadania, que incluem a população do campo e profissionais de variadas formações que buscam estabelecer relações de confiança com a população atendida promovendo inclusão social, geração de renda, desenvolvimento sócio-econômico, acesso à terra, inclusão digital e tecnológica, e acima de tudo, promoção de cidadania valorizando a vida no campo e a população rural, respeitando valores culturais, modos de vida e dinâmicas próprias, visando o desenvolvimento sustentável e soberania alimentar no Brasil.
Quem Somos
farmers.jpg

Quem Somos

Conheça nossa Diretoria e Conselho

bottom of page