Sobre a APAER
A Associação Paulista de Extensão Rural - APAER, é uma associação civil de direito privado, autônoma, de caráter técnico-científico- cultural, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede no município de Campinas – SP, tendo por objetivo congregar os profissionais que trabalham nos serviços de Extensão Rural do Estado de São Paulo e outros profissionais e pessoas que atuam nessa atividade e contribuem para o seu desenvolvimento por meio do ensino, da pesquisa e do intercâmbio de idéias.
Missão
Foto: Tiago Marques - ITESP
Fortalecer e valorizar a Extensão Rural no estado de São Paulo promovendo união entre profissionais e público atendido.
Público
Visão
Foto: Antonio Marchiori - APAER
Promoção da Extensão Rural enquanto política pública de importância social, econômica, ambiental e cultural.
Ações Pedagógicas
Foto: Tiago Marques - ITESP
A Extensão Rural atende vários púbicos do campo a APAER tem atenção especial voltada à agricultura familiar que é composta de famílias, comunidades indígenas, quilombolas, entidades rurais. Além das parcerias com pesquisadores, professores, entidades sociais e políticas que tem objetivos comuns.
A “EXTENSÃO RURAL 7.0” propõe o uso estratégico das ferramentas digitais para, por exemplo, facilitar a transição agroecológica e fortalecer os sistemas de produção orgânica de forma inclusiva, cultivando as relações de confiança. Acreditamos que extensão rural de qualidade é feita “olho no olho”, de forma presencial. Porém, concebemos os recursos digitais como ferramentas complementares à ação extensionista, que podem favorecer o estabelecimento de redes de cooperação e comunicação.
Ações Políticas
Política Pública - A APAER tem atuado em defesa da revitalização da Extensão Rural pública, para que os agricultores, especialmente os agricultores familiares, possam ter acesso a um serviço público gratuito e de qualidade.
Conheça nosso Estatuto Social
Valores
Diálogo
Desenvolvimento Sustentável
Participação Democrática
A Extensão Rural é um processo de aprendizado mútuo, que depende do diálogo entre extensionista e agricultor para se efetivar.
O desenvolvimento deve levar em consideração as vocações específicas de cada território, de cada agricultor, visando o uso sustentável dos recursos naturais.
Qualquer decisão tomada, para que faça sentido, necessita ser realizada de maneira participativa e que garanta representatividade