top of page
Arroz_Sonia de Oliveira.jpg

Área Restrita para Associados

Esta é uma área com conteúdo restrito para associados e colaboradores da APAER. Aqui você vai encontrar aulas de oficinas passadas, palestras dos seminários, casos relevantes e muito mais.

APAERidiogramagrafico-sem fundo_edited.png

8° Seminário Paulista de Extensão Rural
Extensão Rural e Agricultura Familiar - Ampliando Capacidades e Oportunidades

abertura (4).jpg

Transmissão do dia de abertura que aconteceu em 26 de setembro de 2022

Miguel Altieri, engenheiro agrônomo e entomologista nascido no Chile professor de Agroecologia na Universidade da Califórnia, Berkeley, no Departamento de Ciência Ambiental, Política e Gerenciamento.

Márcia Lia, deputada, coordenadora da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Segurança Alimentar, Reforma Agrária e Regularização Fundiária na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

​

Design sem nome (7).jpg

No dia 27/9 estiveram no seminário:

Ana Terra Reis, ativista, Agrônoma e Doutora em Geografia da Unesp;
Micheli Bresolin Jacoby, Presidente da Coomafitt (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas), que tem mais de 270 agricultores cooperados;
Nicolette Stoltenborg, gestora da A Boa Terra - Essência Orgânica: Empresa de Produção, com 39 produtores diretos e 79 indiretos.

E foram apresentados mais 2 trabalhos do município de Cunha-SP e outro de Vale Verde- RS dentro do tema organização social e comercialização.
 

Palestras

abertura (2).jpg

No dia 28/9 apresentaram-se no seminário:

Dr. Afonso Peche Filho, especializado em Engenharia de Biossistemas, com ênfase em Mecanização Agrícola Conservacionista e Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas.

Dr. Hélvio Ferraz,diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da AgroBiológica, empresa de biofertilizantes e bioinsumos "on farm".

Fernando Cassimiro Tinoco França, coordenador Técnico Estadual de Agroecologia da EMATER - MG

Raul Maria Cassia, Coordenador Técnico Regional- EMATER - Pouso Alegre- MG

Celso K. Tomita, Consultor técnico do Mapa para desenvolvimento de produção integrada de hortaliças em São Paulo.

Esses especialistas falaram sobre a Nutrição Biológica do Solo e sua importância!

Mais 2 trabalhos apresentados dentro do tema TECNOLOGIAS DE BASE AGROECOLÓGICAS de São José do Rio Preto, e da Grande São Paulo.

​

​

abertura (1).jpg

No dia 29/9 estiveram no seminário:

Vanilde Esquerdo - Feagri/Unicamp - Políticas de Desenvolvimento rural em São Paulo e extensão rural

Newton Rodrigues - Cati/SAA - Zootecnista pela UFRRJ e doutorados em Halieutique pela École Nationale Supérieure Agronomique de Rennes e em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da UNESP. Experiência em economia solidária, avaliação de políticas públicas, aquicultura e construção de redes sociotécnicas.

Hur Ben Correa da Silva - mestrado em Extensão Agropecuária e Desenvolvimento Rural, pela University of Reading, na Inglaterra, e doutorado em Administração Social pela London School of Economics. Atualmente é coordenador de carreiras do Instituto de desenvolvimento Rural do Paraná, extensionista do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural e presidente da Academia Brasileira de Extensão Rural.

Esses especialistas falaram sobre o tema POLÍTICAS PÚBLICAS. Mais 2 trabalhos de Piracicaba e Vale do Ribeira - SP

Trabalhos

bottom of page